Fernando Neisser

Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP

Professor da Faculdade de Direito da FGV/SP

Membro fundador da ABRADEP

Presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral do IASP

Ministra Edilene Lobo

Ministra do Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

Doutora em Direito Processual Civil pela PUC-MINAS.

Pós-doutorado na Universidade de Sevilha e na Faculdade de

Direito de Vitória (FDV).

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna - MG.

Professora de Processo Eleitoral na Pós-Graduação da PUC - MINAS.

Professora Convidada da Universidade Sorbonne-Nouvelle - Paris 3

Ministro Cristiano Zanin


Cristiano Zanin Martins é Ministro do Supremo Tribunal Federal – STF.

Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999 e exerceu a advocacia até 2023. Tem vasta experiência em Direito Constitucional, Direito Processual Civil e Direito Processual Penal. É autor de obras e artigos jurídicos sobre temas diversos.

Ministro Floriano de Azevedo

Doutor e Livre-Docente em Direito Público pela Universidade de São Paulo.

Nomeado como Ministro Efetivo do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, em 30 de maio de 2023.

Professor Titular do Departamento de Direito Público e Constitucional e ministra aulas na graduação e na pós-graduação.

Professor do curso de pós-graduação stricto sensu da Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro. Formado de Direito pela USP (1990). 

Professor visitante da pós-graduação da Universidade Federal Fluminense; da Universidade Católica de Lisboa, Portugal; da Escola Superior de Negócios – ESAN, Perú; e da Universidad Externado de Colombia.

Rodrigo Lopez Zilio

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). 

Mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (2018). 

Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. 

Coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral do MPRS (2015-2021; 2023).

Membro auxiliar da Procuradoria Geral Eleitoral junto ao TSE (desde 2019). 

Professor de Direito Eleitoral na Fundação Escola Superior do Ministério Público, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul e no IDP/DF. 

É autor dos livros Direito Eleitoral (Editora Juspodivm, 2023, 9 edição), Crimes Eleitorais (Editora Juspodivm, 2020, 4 edição), Decisão de cassação de mandato: um método de estruturação (Editora Juspodivm, 2 edição, 2023).  Lei da Ficha Limpa e Probidade Administrativa (série Direito Eleitoral), Editora Expressa Saraiva Jur, 2022, EBook Comentários às Súmulas do TSE (Editora Juspodivm, 2017), em coautoria; Guerras cognitivas na arena eleitoral, Editora Lumen Juris, 2023, em coautoria.

É autor de inúmeros artigos, cursos e palestras na área do Direito Eleitoral.

Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Iniciou a carreira na Magistratura Estadual em 1989, em 2013 foi promovido a Desembargador Estadual. Foi Vice-Presidente e Corregedor (2016/2017) e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (2016/2017).  

Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2019/2021), participou como coordenador e membro de vários Comitês e Grupos de Trabalhos, sendo, inclusive, relator da Resolução CNJ nº 410, que estabeleceu a Política Nacional de Integridade Judicial.  É membro do Fórum Nacional de Recuperação Empresarial e Falências (FONAREF). 

Na área acadêmica, é coautor do livro “Introdução à Resolução Alternativa de Conflitos (publicado pela J.M. Livraria Jurídica, em 2009), organizador do livro “Direito Eleitoral Contemporâneo - 70 anos da redemocratização pós-ditadura Vargas e da reinstalação da Justiça Eleitoral” (publicado pelo TRE-PR, em 2016) e coordenador do livro “Sistema de Integridade e Poder Judiciário. Estudos em homenagem ao Ministro Luiz Fux” (publicado pela Editora Fórum, em 2022). 

Ministra Vera Lúcia Santana Araújo

A Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral e vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral, Vera Lúcia Santana Araújo, baiana radicada em Brasília desde 1978, traz singularidades que fazem desta jurista uma soma expressiva de diversidade, ante a trajetória ricamente plural, profissionalmente, e ativa no exercício da cidadania. 

Advogada, levou para o escritório a prática adquirida em estágio na Defensoria Pública, incorporou as áreas trabalhista e sindical, e mais, trabalhou como procuradora jurídica de autarquias fiscalizadoras de exercício profissional. 

Na esfera pública, ocupou chefia de serviços jurídicos nos níveis federal e distrital, e também cargos de gestão. Foi Conselheira da Comissão de Anistia Política, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, do Conselhão e integrou a Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia. 

Hoje compõe a Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, integra o Instituto dos Advogados do Brasil, o Grupo Prerrogativas e é ativista da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal. Com artigos publicados em coletâneas, jornais, é palestrante em eventos nacionais e internacionais